facebook picasa

Consultor Digital, com foco em gerar resultados. Especialista em Marketing Digital e Vendas Online. A minha missão é ajudar empresas descobrirem todo seu potencial através de estratégias e ferramentas digitais.

A internet em 2017 – Dados no Brasil e no mundo

Dados da internet em 2017

A internet e o mundo digital se desenvolvem em uma velocidade cada vez mais impressionante. Isso mais difícil acompanhar e produzir dados atualizados sobre a utilização da internet para nossas empresas, ou clientes, sobre a  influencia que o ambiente digital exerce sobre os negócios atualmente.

Um estudo mundial, realizado pelo We Are Social e Hootsuite, chamado Digital in 2017 Global Overview, apresentou dados atualizados sobre a internet no Brasil e no mundo. A pesquisa revela, entre outros pontos, informações importantes sobre as principais redes sociais e o comportamento de compras online dos usuários.

Já se passaram 25 anos desde que a internet se tornou disponível ao público. desde então, ela vem se tornando parte indispensável da vida cotidiana das pessoas, em todo o mundo. 

Para ser uma ideia, mais da metade da população mundial usa a internet. Mas, não é só a internet que está crescendo rapidamente, é possível identificar diversos pontos importantes nesta pesquisa:

  • Mais da metade da população mundial usa um smartphone;
  • Mais de metade do tráfego da web mundial vem de telefones celulares;
  • Mais de metade de todas as conexões móveis no mundo são agora “banda larga”;
  • Mais de um em cada cinco indivíduos do mundo fez compras online nos últimos 30 dias.

Para mostrar outros dados relevantes sobre a internet no mundo, compartilho esse infográfico do site marketing sem gravata, referente à essa mesma pesquisa:

Dados da internet no mundo em 2017 - Infográfico

Internet em 2017 no Brasil

Os dados na internet no Brasil também são bastante interessantes:
  • Somos, aproximadamente, 139 milhões de internautas brasileiros;
  • Metade da população brasileira acessa a internet por dispositivos móveis;
  • 58% dos brasileiros utilizam redes sociais;
  • Gastamos, em média, 8h56m diárias conectados, 3h43m nas redes sociais.

Sã0 dados que mostram como nós, brasileiros, estamos cada vez mais móveis (um dado surpreendente é o número de chips móveis maiores do que a população total). E é claro, utilizamos muito as redes sociais, dentre elas o YouTube, Facebook e Instagram.

Compartilho em seguida outro infográfico, também do marketing sem gravata referente ao estudo, sobre os dados da internet no Brasil:

As mídias sociais no Brasil - Infográfico

Os dados sobre a internet também informam na relação dos brasileiros com o comércio eletrônico:

  • 58% da população pesquisa sobre produtos na internet;
  • 60 milhões de brasileiros já compraram via internet sendo que 26% já compraram pelo celular;
  • O ticket médio de compra em e-commerces em 2016 foi de $274 dólares.

Esses dados são extremamente importantes para as empresas em nível de estratégia digital. Seja na hora de analisar dados do mercado e estudar o comportamento do consumidor no ambiente digital. Se você é um consultor, também pode apresentá-los à um cliente, ou ainda, justificar ações para seu chefe (caso trabalhe em um departamento de marketing).