facebook picasa

Consultor Digital, com foco em gerar resultados. Especialista em Marketing Digital e Vendas Online. A minha missão é ajudar empresas descobrirem todo seu potencial através de estratégias e ferramentas digitais.

4 motivos para a sua empresa ter um site

4 motivos para sua empresa ter um site

Ter um site deixou de ser apenas mais um diferencial, e passou a ser uma necessidade básica, para as empresas atualmente. Isso porque o mercado, além de competitivo, está cada vez mais dinâmico e digital.

Um site funciona como uma vitrine virtual, ou cartão de visitas, do seu negócio. As empresas que ainda não aderiram à essa mídia, estão perdendo clientes e ótimas oportunidades de negócios. Isso porque, de acordo com um estudo realizado em 2015, com mais de 60.000 consumidores, pela TNS, o Connected Life, 74% dos consumidores brasileiros fazem pesquisas online antes de efetivar uma compra.

Observando esses números, temos mais do que certeza de que marcar presença no meio digital é fundamental para aumentar a visibilidade e as vendas de qualquer tipo de negócio. E a melhor opção para isso é desenvolvendo um site. Vou apresentar aqui, 4 motivos que vão te mostrar porque sua empresa deve ter um site:

1- Seu site, suas regras

Muitos empresários, principalmente os donos de pequenas empresas, acreditam que apenas estar nas redes sociais é suficiente para divulgar seus produtos ou serviços na internet. As redes sociais são importantes sim para uma boa estratégia de marketing digital, mas não devem ser o principal canal de comunicação entre a sua empresa e o seu público.

Para explicar isso, vou usar uma analogia que costumo usar com os meus clientes: Pense em uma casa alugada e uma casa própria.

As redes sociais são como as casas alugadas. São plataformas prontas, onde nós precisamos apenas personalizar o nosso perfil com algumas informações para podermos utilizar.

Assim como na casa alugada, nós precisamos aceitar os termos de contrato nas redes sociais para usufruir do benefício. Esses termos, que dificilmente lemos, dão total poder às plataformas de fazer o que quiserem com o seu conteúdo publicado. Além disso, também dão o direito à elas de excluir a sua página ou perfil, sem qualquer explicação prévia.

Imagine agora, você ter uma página no Facebook com mais de 100.000 curtidas, de pessoas que realmente são engajadas com o seu conteúdo e com a sua marca. Algo que te deu muito trabalho para alcançar. E sem nenhuma explicação, essa página é deletada. Isso seria, no mínimo, frustrante, não é?

Se você tiver o seu site, além de ter um layout completamente personalizado, você dita as regras que quiser. É a sua casa, que você construiu. Um local onde suas informações, e as dos seus clientes, estão completamente seguras.

Por isso eu sempre recomendo aos meus clientes, que construam um site para o negócio deles, e usem as redes sociais como forma de potencializar o alcance do conteúdo que eles publicam.

2- Relacionamento com o público-alvo

O seu site deve ser a principal plataforma de conteúdo e relacionamento com seus clientes, e não as redes sociais. Através de um blog, ou uma página de notícias, sua empresa deve disponibilizar conteúdos relevantes, criativos e originais.

Esclarecer as dúvidas de seus clientes em potencial através de publicações no blog do site, é uma ótima forma das pessoas criarem confiança na sua marca e transformar a sua empresa em uma autoridade no nicho de mercado em que ela atua.

Um planejamento de marketing de conteúdo para o seu blog ou site, com estratégias de SEO corretamente aplicadas, irá ajudar a identificar as palavras-chave mais relevantes para o seu negócio e te permitir criar conteúdos cada vez mais relevantes para os seus clientes. Um conteúdo de qualidade irá ajudar a melhorar o posicionamento do seu site, e mais rapidamente, em buscadores como o Google, o que trará mais visibilidade para a sua marca.

3- Fortalecimento da marca e aumento da visibilidade

Por falar em visibilidade, o site é atualmente o canal que apresenta o melhor custo/benefício para a sua empresa. Além de ser um canal onde você dita as regras e facilita a sua comunicação com o seu público, ter um site vai aumentar muito o alcance da sua empresa, assim como de seus produtos e serviços, e fazer dela uma marca global.

Em 2016, mais de 50% dos brasileiros passaram a ter acesso à internet. Quando falamos do acesso no mundo, esse percentual cai um pouco, para 43%. Mesmo assim, estamos falando de 3,2 bilhões de pessoas.

Ter a sua loja na internet, por exemplo, pode aumentar a quantidade de vendas do seu negócio. Isso porque na internet, não existe horário comercial. O seu site pode ser a sua loja, aberta 24h/dia. Já pensou nisso? Quando olhamos os números do parágrafo anterior, isso se torna ainda mais animador!

Para alcançar números melhores com um site do seu negócio na internet, esse site deve ser funcional, objetivo, ter um carregamento rápido e ser útil ao usuário. Todo esse conjunto transmitirá a ideia de confiabilidade aos clientes e fortalecerá ainda mais a sua marca.

A solidez de uma marca, dentro e fora da internet, é muito importante para passar credibilidade ao consumidor no momento da tomada de decisão. Esse é um trabalho que demanda dedicação e tempo, mas com um site esse caminho pode ser facilitado.

4- Métricas e resultados

Outro motivo importantíssimo para sua empresa ter um site, é a capacidade que a internet nos dá de receber informações em tempo real sobre os acessos do público do nosso site.

Eu falei um pouco desse assunto em um post sobre a importância do Google Analytics para a sua empresa

Essa possibilidade é muito valiosa, pois pode ajudar a mensurar o desempenho do que você tem exibido no site, tal como conteúdo, layout e abordagem usada com os seus clientes.

Dados como: tráfego; de onde vêm os acessos; como os usuários chegaram ao site; como navegam dentro dele e quanto tempo permanecem, são informações importantes para melhorar cada vez mais a plataforma online do seu negócio. Ao mensurar estes resultados é possível entender o comportamento dos visitantes, tomar decisões e otimizar links e páginas, aumentando o retorno positivo para o seu negócio e gerando melhores resultados.

5- Bônus

Talvez você ainda não esteja convencido sobre a importância de ter um site. Por isso decidi apresentar mais um motivo para te provar isso. Antes, vamos recapitular os 4 motivos vistos até agora:

  1. Sua casa, suas regras;
  2. Relacionamento com o público-alvo;
  3. Fortalecimento da marca e aumento da visibilidade;
  4. Métricas e resultados.

Esse que vou apresentar agora, talvez seja um dos mais valiosos: A geração de leads.

Antes de mais nada, leads são pessoas ou organizações interessadas nas soluções, serviços ou produtos que sua empresa oferece, demonstrando real interesse na compra. Ou seja, lead é um contato com potencial para ser cliente. Isso é uma informação extremamente valiosa, e será patrimônio exclusivo da sua empresa!

Ter um site bem estruturado é essencial para quem quer gerar leads. O processo é simples: as pessoas encontram o seu site, se interessam pelo conteúdo que você oferece; cadastram seu e-mail para receber mais informações ou trocam essa informação por um material educacional que você tenha produzido.

Porém, para conseguir leads qualificados é necessário ter conhecimento para criar uma página de captura atrativa e eficiente. Isso é assunto para outro post.

Não importa o tamanho da empresa. O site possibilita a sua comunicação com o seu cliente sobre os seus produtos e serviços, apresentando seus diferenciais. Mas um bom site, não pode ser apenas bonitinho ou feito por aquele “sobrinho”, que sabe mexer na internet! Pelo contrário, um site deve ser muito bem pensado, planejado e ter objetivos claros e definidos. Além disso, ter um site é apenas o primeiro passo para uma empresa que está começando no mundo virtual. Esse é o começo de muito trabalho para que essa ferramenta seja utilizada de forma inteligente, que possa corresponder positivamente ao tempo e dinheiro investidos.

Agora você já sabe o quão essencial é para sua empresa ter um site. A construção de sites em si, não está dentro dos serviços que eu ofereço como consultor. Porém, antes de construir o seu site (sua casa), você precisa planejá-lo. Se você quer construir um site que seja o representante da sua empresa no mundo virtual, entre em contato comigo clicando aqui. Vamos conversar sobre o seu negócio. Assim eu poderei entender melhor seus objetivos e planejar um site que traga resultados positivos para o seu negócio.

Aguardo seu contato. Um abraço e até a próxima!